Não vale a pena "esgadelhármo-nos" a fazer exercício se não completarmos o treino com uma alimentação saudável. Na realidade vários estudos dizem que a base de um corpo saudável é a combinação: 80% alimentação + 20% exercício.
E foi com base nesta matemática tão simples que decidi há uns anos perder peso mas de forma a não o ganhar em dobro (ou mais!!!) como é o caso de quem faz dietas restritivas, sempre que comesse uma feijoada!! E acreditem que resultou!!
Pela vossa saúde, não se metam em dietas malucas!! A pressa sempre foi inimiga da perfeição! ;)
Com base na minha experiência pessoal, o melhor a fazer é uma dieta baseada numa habituação gradual do vosso organismo. Escusado será dizer que apesar de vos estar a propor uma dieta gradual, há a absoluta necessidade de substituir "escolhas gordas" por "escolhas magras"!! =P Cortem ao máximo com fritos e doces, mas se por exemplo tiverem uma absoluta necessidade de comer doces, optem por gelatinas e se a vontade for de chocolate, optem por um com uma % maior de cacau. E claro que convém beberem pelo menos 1,5L de água ou chá por dia, até as 17h para o vosso corpo ter tempo de drenar tudo, comerem de 2 em 2 horas para não ficarem "esganadas" de fome e nestes lanchinhos intermédios comerem a fruta e não depois do almoço/jantar.
Portanto, o que vos aconselho é:
1ª fase: A primeira "aprendizagem" mais restritiva a ser feita, na minha opinião, é ao jantar!! Comam só sopa, e se continuarem com fome comam uma gelatina. Ao almoço, comam massa/arroz/batatas a acompanhar carne/peixe dia sim, dia não.
2ª fase: comecem a comer massa/arroz/batatas a acompanhar carne/peixe apenas 3x por semana.
3ª fase: comam massa/arroz/batatas a acompanhar carne/peixe apenas 2x por semana.
4ª fase: Conseguirem não comer massa/arroz/batatas a acompanhar carne/peixe, e ao invés substituírem o acompanhamento por saladas/legumes. Esta fase não pretende ser definitiva. É suposto fazerem-no até atingirem o peso que pretendem.
O objetivo desta dieta adaptativa é conseguirem perder peso que pretendem e não o ganharem em dobro (ou mais!!) quando comerem pratos mais pesados ou mais calóricos, ou mesmo quando voltarem a introduzir a massa/arroz/batatas como acompanhamento.
A duração das fases depende de vocês próprias. Devem fazê-lo até que o vosso organismo se habitue às restrições que lhe estão a impor, por assim dizer,e se sinta preparado para passar à fase seguinte. Eu no mínimo passei 2/3 semanas em cada fase.
Isto funciona!! Falando em números, passei de um 40 para um 36 e há anos que visto o mesmo 36!! E como de tudo!! Com regra, claro!! ;)
Hoje é segunda feira, e um ótimo dia para darem início à primeira fase do plano!! ;)